O QUE FAZEMOS:

  • Atividades de promoção e prevenção em saúde e apoio psicossocial para imigrantes, refugiados e apátridas;

  • Atividade de capacitação em saúde do migrante, mediação intercultural e letramento racial para profissionais de saúde e a população migrante;

  • Show de saúde ;

  • Pesquisa e produção científica na área da saúde.

Image

MARCHE KONTRE

“Mache kontre” do crioulo haitiano, significa ir ao encontro de, é um programa desenvolvido pela AJHASS desde 2020 que consiste em ir nas diferentes cidades e estados fazendo um diagnóstico situacional das condições de saúde e políticos de inclusão e acesso da comunidade migrante, refugiada e apátrida e a partir daí fomentar ações juntos ao governo local, grupos e associações locais e organizações não governamentais para melhoria das politicas de acesso e condições de saúde da comunidade migrante e refugiada.

Image

SAÚDE ALÉM DAS FRONTEIRAS

"Saúde Além das Fronteiras" é uma iniciativa da AJHASS que visa garantir o acesso equitativo à saúde para imigrantes, refugiados e apátridas no Brasil, reduzindo barreiras linguísticas e culturais no atendimento médico. O programa inclui  capacitação de profissionais de saúde e assistência social em mediação intercultural,  saúde do migrante e letramento racial com o objetivo de melhorar a relação médico-paciente, atendimento de qualidade e combater o racismo e a xenofobia no sistema de saúde. Alinhado à missão da AJHASS, o projeto fortalece a inclusão e a equidade na assistência à saúde, contribuindo para a construção de um atendimento mais humanizado e acessível.

Image

ESPACE SANTÉ ET VIE

"Espace Santé et Vie" é uma iniciativa da AJHASS que funciona como um espaço de promoção da saúde e bem-estar para imigrantes, refugiados e apátridas. é um show de saúde transmitido geralmente em crioulo haitiano, francês e/ou portugues no primeiro e segundo sábado de caca mês.  O programa aborda temas como saúde física e mental, qualidade de vida, nutrição e direitos no sistema de saúde brasileiro. Além disso, busca sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde sobre a importância da equidade no atendimento médico, reforçando a missão da AJHASS de garantir um cuidado acessível e inclusivo.

Image

ENCONTROS

Os "Encontros da AJHASS" são momentos estratégicos de fortalecimento pessoal,  comunitário, de equipe, troca de conhecimento e planejamento de ações voltadas à saúde e aos direitos dos imigrantes, refugiados e apátridas. Esses encontros incluem reuniões da equipe de gestão, formações para profissionais e feiras de atendimentos, além de espaços de acolhimento para a comunidade. Esses encontros ocorrem uma vez por mês. Também a AJHASS conta com 2 encontros anuais de festa e celebração . São oportunidades para discutir desafios, compartilhar experiências e construir soluções coletivas, reforçando a missão da AJHASS de promover inclusão, equidade e acesso à saúde sem barreiras.

Image

UNIDADE MOVEL DE SAUDE INTEGRAL

É a unidade da AJHASS responsável pelas Feiras de Saúde e eventos comunitários que promovem o acesso à informação e serviços de saúde para imigrantes, refugiados e apátridas. Nessas feiras, são oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e gratuitos e ações de promoção e prevenção da saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre saúde preventiva, vacinação e encaminhamentos médicos. Além disso, contam com nutricionistas, psicólogos,  também palestras, rodas de conversa e mediação cultural para reduzir barreiras linguísticas e garantir um atendimento humanizado, e também conta com atividade de regularização documental. As feiras fortalecem a inclusão social e a equidade na saúde, reforçando o compromisso da AJHASS com a promoção do bem-estar das comunidades migrantes.

Image

PSICOLOGIA AJHASS

A "Psicologia AJHASS" é um projeto voltado para a saúde mental dos membros da AJHASS e  de imigrantes, refugiados e apátridas, oferecendo acolhimento psicológico, grupo de terapia comunitária e suporte emocional diante dos desafios da migração. A iniciativa busca reduzir barreiras culturais e linguísticas no acesso à psicoterapia, promovendo atendimentos individuais e em grupo, rodas de conversa e sensibilização sobre saúde mental. Além disso, trabalha na capacitação de profissionais para um atendimento mais humanizado e culturalmente sensível, reforçando a importância do bem-estar psicológico como parte essencial da inclusão e qualidade de vida da população migrante.